Era mais um dia de trabalho do Grupo de Operações do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma. Entre barreiras, abordagens em bares e policiamentos em eventos, os seis policiais da equipe tiram uns minutos para o lanche. "A gente não tem muito tempo, durante as operações, para almoçar ou jantar no batalhão, então fazemos lanches pela cidade", confirma o cabo PM Russel.
Eis que veio uma surpresa nesta quarta-feira. "No nosso horário de café, nos reunimos como de costume. Comemos. No momento de pagar a conta, a proprietária do estabelecimento nos disse que a conta estava quitada. Perguntamos quem pagou, ela respondeu que a pessoa não quis se identificar", relata o PM. "Quando chegamos na viatura percebemos que, no para-brisas, havia um bilhete. Nele estava escrito que ele admirava muito o trabalho da PM, nos considerava heróis e que o café era o mínimo que ele poderia fazer por nós", conta.
O PM Russel reconheceu que o gesto emocionou a equipe. "Eu mesmo, estou há quase 16 anos na PM, diante de tantas ocorrências adversas, situações difíceis que a gente passa, a gente ter um reconhecimento desse no meio de uma tarde de serviço de fato deu um estímulo a mais para que a gente possa procurar a excelência no nosso trabalho e servir melhor a população", afirma.
A equipe foi recebida nesta quinta-feira, 1º, pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto. O local onde eles receberam o agrado foi em um quiosque localizado na Rodovia Luiz Rosso, no Bairro Morro Estevão.