O Hospital São Donato (HSD) e a Secretaria Municipal de Saúde de Içara darão início a uma parceria para o fortalecimento da rede pública na cidade. O primeiro passo é a implantação do sistema de referência na unidade hospitalar e nas unidades de saúde.
Na prática, o que acontece é que os usuários atendidos na emergência no HSD que precisarem de acompanhamento na unidade de saúde receberão as indicações necessárias para o encaminhamento.
Da mesma forma, as equipes das unidades estarão preparadas para fazer o encaminhamento hospitalar aos seus pacientes que necessitarem do serviço.
“Estamos trabalhando em conjunto para melhorar o atendimento e tornar o processo mais ágil. As mudanças vão além da implantação da referência e contrarreferência. A proposta é a troca constante de conhecimentos entre todos os profissionais envolvidos na assistência dos pacientes”, comenta a gerente de Enfermagem do HSD, Adriana Ribeiro.
De acordo com o diretor administrativo do São Donato, Júlio César de Luca, o processo beneficiará as duas frentes de atendimento e dará mais agilidade aos casos, de acordo com a necessidade de cada um.
“Recebemos muitos procedimentos que não são urgência e emergência no Pronto-Socorro. O trabalho em rede vai melhorar o uso e reduzirá o tempo de espera”, declara De Luca.
Nova sala cirúrgica
Outra novidade que em breve estará em funcionamento no HSD é a nova sala cirúrgica. A implantação do equipamento só será possível em virtude da realocação da Central de Material e Esterilização (CME), que funcionará no mesmo prédio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também em construção.
Aproximadamente R$ 400 mil deverão ser investidos na habilitação de uma nova sala para a realização de cirurgias. “Vamos ter R$ 270 mil de prestação pecuniária destinada pela Justiça Federal. O restante será de aporte do HSD”, adianta De Luca.
O São Donato conta, atualmente, com três salas cirúrgicas. A ampliação, com a mudança da CME para a UTI, permitirá, num primeiro momento, manter as atividades sem alteração, enquanto as outras salas, gradativamente, passarem por reforma.
Além disso, as obras marcarão o início da transição para um novo padrão com equipamentos mais modernos e a atualização também estrutural.
“O projeto da nova sala cirúrgica já foi apresentado ao Conselho Deliberativo e aprovado para iniciarmos a execução ainda neste ano. Iniciaremos assim que a nova CME estiver com a estrutura pronta”, projeta o diretor.