As obras de pavimentação da BR-285, na Serra da Rocinha, já estão bem adiantadas no lado catarinense - com previsão de entrega para final de 2020. Apesar disso, o lado gaúcho da Serra segue sem data exata para início do colocamento do asfalto, restando ainda 8km que precisam ser pavimentados no Rio Grande do Sul - e que devem ficar prontos somente em 2021.
De acordo com o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Carlos Búrigo (MDB), a expectativa é de que o início desta parte da obra ocorra ainda nos primeiros meses de 2020.
“Tivemos alguns avanços, mas não no tempo em que desejávamos. Nossa expectativa era de que até o final de 2019 era que o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] pudesse ter colocado em licitação isto. Não conseguiu, e temos conversado com o Ministério da Infraestrutura para que isto ocorra no início de 2020”, ressaltou o deputado.
O valor que está no orçamento da União, adquirido através de uma emenda de bancada, para início da obra, até o momento, é de R$ 10 milhões - valor considerado pequeno, segundo Carlos, afirmando que especula-se que a obra custe em torno de R$ 80 milhões. Apesar disso, o deputado destaca que a partir do momento em que a licitação for liberada pelo DNIT, o Governo Federal deverá aplicar mais recursos para conclusão da obra.
Carlos ressalta também que, caso a pavimentação tenha início até, pelo menos, a metade deste ano, a expectativa é de que sua conclusão fique ainda para 2021. “Nós queremos que em 2021 esteja concluído o lado do Rio Grande do Sul, para viabilizar toda esta ligação da Serra Gaúcha com o litoral catarinense”, concluiu o deputado.