O Fórum Parlamentar Catarinense se reunirá na tarde de quarta-feira, 16, com o diretor da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, para falar sobre os quatro pedágios que serão instalados na BR-101 entre Imbituba e Laguna, em Tubarão, Araranguá e São João do Sul.
Em postagem no Instragram, o deputado federal Daniel Freitas (PSL) manifestou descontentamento com o que alega ser mais uma desvalorização do Sul catarinense. "Por que não teremos o mesmo critério na quantidade de pedágio e valores, igual ocorre na região norte? Por que teremos mais praças e os valores serão mais caros?", questionou o deputado.
O edital para a concessão das rodovias foi publicado em setembro deste ano. Os quatro pontos que receberão novos pedágios na BR-101 são nas proximidades dos municípios de Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. O valor previsto de cobrança será de R$ 3,98 por veículo de passeio.
O assunto vem mobilizando lideranças políticas do Sul catarinense. Na última sexta-feira, o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) levou a pauta até o Fórum Parlamentar Catarinense. "Cinco praças é uma aberração forte, pretendemos ir ao MPF fazer uma interpelação junto ao TCU para equacionar e ter isonomia em relação ao norte, que tem distância maior e três praças", afirmou o deputado, em entrevista à Rádio Som Maior.
A deputada federal Geovania Sá (PSDB) também posicionou-se contrariamente ao contrato firmado pelo Governo Federal. “Os três deputados do Sul (tem que levar adianta o caso), até porque é uma pauta que precisa ser discutida pelos três. Precisamos marcar uma audiência pública para debater os valores dos pedágios. Nós temos que buscar uma saída para reduzir o número de pedágios e da tarifa que vai ser cobrada”, afirmou a deputada.