Quem utiliza o trecho sul da BR 101 se depara com inúmeros quilômetros de obras. A Concessionaria CCR ViaCosteira está investindo em 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina.
A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.
"Temos já a revitalização acontecendo desde agosto desse ano. Na Ponte Anita Garibaldi, por exemplo, a iluminação geral está sendo susbstituída, além da cênica que está sendo reestabelecida", afirma Fausto Camilotti, presidente da CCR ViaCosteira.
Atendimento 24 horas
No primeiro trimestre de 2021 toda a estrutura operacional e de atendimento 24 horas estará disponível aos usuários, através da prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego. Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento e 17 veículos operacionais, sendo 6 ambulâncias, 5 guinchos e 6 viaturas de inspeção. Outros serviços que estarão disponíveis no primeiro semestre de 2021, serão os canais de comunicação da CCR ViaCosteira, sendo: canal 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo, e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia. Lembrando que todos esses serviços funcionarão 24 horas por dia e estarão à disposição do usuário que necessitar de algum apoio durante o percurso.
"Serão guinchos, inspeção de tráfego, caminhão boiadeiro, caminhão de combate à incêndio, seis viaturas médicas, sendo duas UTIs", adianta Camilotti.
Pedágios
Ao todo, serão quatro praças de pedágio no trecho sul, localizadas entre Passo de Torres e São João do Sul, Maracajá e Araranguá, Treze de Maio e Tubarão e no limite de Laguna com Imbituba.
"A tarifa tem que ser comemorada. Nossa tarifa teto era R$ 5,19 demos um deságio de 62% e devemos começar a cobrança em março com uma tarifa de R$ 2", finaliza Fausto Camilotti, presidente CCR ViaCosteira.
Atenção
Em razão das obras de melhoria que vem realizando ao longo da BR-101 Sul em Santa Catarina, a CCR ViaCosteira informa aos motoristas que alguns locais podem apresentar desvio no fluxo de veículos.
Um deles fica na altura no km 298, em Laguna, onde está sendo construída a praça de pedágio. No trecho, o desvio acontece na pista norte, sentido a Florianópolis. Já na altura do km 404, em Araranguá, o desvio é na pista sul, sentido ao Rio Grande do Sul, também devido à construção da nova praça. Os dois desvios acontecem por dentro das praças. A previsão é de que o tráfego siga dessa forma até o mês de fevereiro de 2021. Ao longo da rodovia alguns trechos também podem apresentar tráfego em meia pista.