Foi protocolado nesta segunda-feira, 1º, mais um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Jessé Lopes (PSL). Puxado desta vez pela dentista criciumense Giovana Vito Mondardo, o pedido foi encaminhado ao Comitê de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), tendo como um dos focos a recente postagem do deputado em relação a uma suposta gravidez de uma secretária do governo do Estado.
“Fizemos uma peça contendo as denúncias que temos sobre o discurso de ódios e ofensas e incentivo a violência contra a mulher e assédio por parte do deputado, que formam a quebra de decoro parlamentar, com prioridade à última postagem que faz uma fofoca sobre a exposição da vida da secretária da Casa Civil”, disse Giovana.
O pedido surge após uma petição online criada pela própria cirurgiã-dentista criciumense e que, lançada na última quarta-feira, possui mais de duas mil assinaturas. O documento protocolado conta não somente com o polêmico caso da última semana como também outros depoimentos do deputado estadual que, segundo Giovana, ferem o decoro de um parlamentar.
“Há também alguns prints das próprias redes sociais onde ele discrimina seu ódio e mostra um comportamento completamente inadequado à função que ocupa, com palavras sem respeito aos eleitores e ao povo catarinense que, sendo ou não eleitor dele, é representado por ele”, declarou.
Esta não é a primeira vez que Jessé, que faz parte do comitê de Ética da Alesc, encara um pedido de cassação de mandato. Em fevereiro, a bancada feminina da assembleia catarinense também pediu a ação após depoimentos do deputado em relação ao movimento Não é Não, no carnaval. Ainda na semana passada, a líder do governo Moisés na Alesc, Paulinha (PDT) protocolou um pedido que contou com a assinatura dos deputados Vicente Caropreso (PSDB), Rodrigo Minotto (PDT), e Marlene Fengler (PSD).
Giovana afirma estar confiante de que o pedido será analisado pelo Comitê de Ética, devido a depoimentos estaduais de apoio. “Estamos bem confiantes porque há uma mobilização. O governador emitiu nota repudiando a medida que expôs a vida de uma menina. Acreditamos que seja votado sim”, afirmou.
O deputado Jessé Lopes foi procurado pela equipe de reportagem do Portal 4oito, mas as ligações não foram atendidas.