Moradores do entorno e frequentadores da Praça do Congresso, na região central de Criciúma, foram surpreendidos na sexta-feira com uma quantidade expressiva de peixes mortos no lago. Os animais apareceram boiando na superfície, em dezenas, e por toda a extensão da estrutura.
O proprietário do café localizado na praça, Silvio Bunn, registrou em vídeo a situação e avisou as autoridades responsáveis. “Logo depois do almoço alguém me falou que tinha visto os peixes mortos no lago e, quando eu cheguei lá, vi que eram muitos mesmo. Até dá para ver que alguns estão juntos e com a boquinha para fora, a impressão é que eles estão tentando respirar”, relata Bunn.
Essa não é a primeira vez que o fato é registrado no local. “Essa situação costuma acontecer no inverno, quando a água está muito fria. A lâmina de água ali no lago da praça é muito baixa, isso deixa a água gelada demais e os peixes acabam morrendo, principalmente os peixes mais sensíveis, que são as tilápias pequenas”, explica o fiscal da Funda;áo de Meio Ambiente de Criciúma, Valmir Gomes.