O Hospital São Judas Tadeu, em Meleiro, sediará, nesta segunda-feira (18) a primeira Campanha de Cadastro para Doador de Medula Óssea. A ação acontecerá das 14h às 16h, com a presença da equipe do Hemosc de Criciúma para realizar a coleta.
Serão disponibilizadas 30 senhas para os interessados, que devem ter entre 18 e 35 anos de idade e estar em boas condições de saúde. O procedimento é simples, com a retirada de apenas 5 ml de sangue. Com isso, o doador será cadastrado no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Caso alguém se torne compatível futuramente, será contatado para a doação.
Atualmente, Meleiro conta com um caso urgente de um menino que precisa de uma doação de medula óssea. Embora a chance de compatibilidade seja de 1 em cada 100.000 pessoas, a esperança segue viva. "Vamos doar para nunca precisar, mas se precisarmos, que pessoas possam doar por nós também. Se você não pode doar, encaminhe essa informação para alguém que possa", ressaltaa representante do grupo Doadores de Meleiro, Morgana de Almeida Figueiredo.