Jair Bolsonaro (PL) continua na liberança das intenções de voto para as eleições 2022 em Criciúma. O resultado consta no levantamento encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Em segundo lugar, está Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Análise dos números no Parlatório:
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea - quando o entrevistador não menciona os candidatos -, 53,7% dos eleitores optam pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Atrás, vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 29,8%. Os demais postulantes ao cargo apresentaram os seguintes percentuais: Ciro Gomes (PDT), 4,2%; Simone Tebet (MDB), 4,0%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,3%; e Felipe d'Ávila (NOVO), 0,2%.
Ainda, no levantamento, 7% dos eleitores não souberam responder em quem votariam para presidente da República e 0,8% optaram por nenhum.
Comparação com a pesquisa anterior
Em comparação com a pesquisa anterior, do mês passado, Jair Bolsonaro (PL), em setembro, apresentou 14,7% de aumento nas intenções de voto em Criciúma. Foi de 39% para 53,7%. Lula também teve um acréscimo no levantamento, de 8,5%. Em agosto, o ex-presidente tinha 21,3% e, agora, 29,8%.
Os demais candidatos também apresentaram aumento das intenções. Confira o acréscimo por percentual: Ciro Gomes (2,9%) e Simone Tebet (2,7%). Soraya Thronicke e Felipe d'Ávila não apareceram nas pesquisas anteriores, portanto, não há dados no mês de agosto.
O índice de eleitores que não sabiam em quem votar diminuiu 22% entre os dois meses. Variou de 29%, em agosto, para 7%, em setembro. Os entrevistados que preferiram não escolher uma das opções também apresentaram um decréscimo, foram de 5,7% para 0,8%.
Confira os índices completos:
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada - quando o entrevistador apresenta a lista dos candidatos -, o resultado é ainda mais favorável ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O político apresenta 56% das intenções de voto em Criciúma. Atrás, vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 31,5%.
Os demais postulantes ao cargo apresentaram os seguintes percentuais: Ciro Gomes (PDT), 5,2%; Simone Tebet (MDB), 4,5%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,3%; Felipe d'Ávila (NOVO), 0,3%; Vera Lúcia (PSTU), 0,2% e Léo Péricles (UP), 0,2%. Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não somaram votos.
Ainda, no levantamento, 0,7% dos eleitores não souberam responder em quem votariam para presidente da República e 1,2% optaram por nenhum.
Comparação com a pesquisa anterior
Em comparação com a pesquisa anterior, do mês passado, Jair Bolsonaro (PL), em setembro, apresentou 11,3% de aumento nas intenções de voto em Criciúma. Foi de 44,7% para 56%. Lula também teve um acréscimo no levantamento, de 3,2%. Em agosto, o ex-presidente tinha 28,3% e, agora, 31,5%.
Confira o comparativo das duas últimas pesquisas, por percentual, de cada candidato: Ciro Gomes (-1,1%); Simone Tebet (1,8%); Soraya Thronicke (-0,4%); Felipe d'Ávila (-1,7%); Vera Lúcia (-1,5%), Léo Péricles (0,2%) e Eymael (-0,3%). Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) mantiveram 0,0%.
O índice de eleitores que não sabiam em quem votar diminuiu 3% entre os dois meses. Variou de 3,7%, em agosto, para 0,7%, em setembro. Os entrevistados que preferiram não escolher uma das opções também apresentaram um decréscimo, foi de 8,7% para 1,2%.
Confira os índices completos:
Veja o comparativo das últimas pesquisas:
Possibilidades em 2º turno - Jair Bolsonaro x Luiz Inácio Lula da Silva
Em possibilidade de 2º turno das eleições 2022 para a presidência da República, o levantamento do IPC trouxe cinco possíveis cenários. No primeiro, com Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente soma 57,7% das intenções de voto, enquanto o petista atinge 34,7%.
Ainda, 4,8% dos entrevistados responderam Branco/Nulo e 2,8% não souberam dizer.
Confira os índices completos:
Possibilidades em 2º turno - Ciro Gomes x Jair Bolsonaro
No Cenário B, em que estão Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o atual presidente da República leva a melhor nas intenções de voto, com 57,3%. O pedetista soma 21,5% e, ainda, 14,7% dos entrevistados responderam Branco/Nulo e 6,5% não souberam dizer.
Confira os índices completos:
Possibilidades em 2º turno - Ciro Gomes x Luiz Inácio Lula da Silva
O Cenário C retira Jair Bolsonaro e coloca Ciro Gomes e Luiz Inácio Lula da Silva. A maioria das intenções de voto é do petista, com 33,5%, enquanto o pedetista atinge 26%. Ainda, 30,3% dos entrevistados responderam Branco/Nulo e 10,2% não souberam dizer.
Confira os índices completos:
Possibilidades em 2º turno - Jair Bolsonaro x Simone Tebet
Em um Cenário D, disputado por Jair Bolsonaro e Simone Tebet, o atual presidente venceria com 57,5% contra 19,7% de sua concorrente. Ainda nesta possibilidade, 16,3% optaram por Branco/Nulo e 6,5% não souberam dizer.
Confira os índices completos:
Possibilidades em 2º turno - Luiz Inácio Lula da Silva x Simone Tebet
O Cenário E, que apresenta Lula e Simone Tebet como opções para a presidência, o candidato petista tem vantagem, com 33,5%. A emedebista atinge 27,2% das intenções de votos. Dos entrevistados, 28,2% escolheriam Branco/Nulo e 11,2% não souberam dizer em quem votariam.
Confira os índices completos:
Dados da pesquisa
O levantamento, encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, entrevistou 600 pessoas, entre os dias 22 e 24 de setembro, e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). O nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 4,0%. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 para governador de Santa Catarina foram protocolados sob os números SC-05437/2022 e BR-02524/2022.