O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com o maior índice de rejeição em Criciúma, conforme o levantamento do Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito. No município, o petista atinge 40,7% das intenções de votos contrários a sua eleição. Na segunda posição, está Jair Bolsonaro (PL), com 31,7%.
Em comparação com o último levantamento encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito - em julho -, tanto Lula, quanto Bolsonaro, registraram aumento nos índices de rejeição em agosto. O petista teve um acréscimo de 2,2% e, o atual presidente, 1,9%.
O que chama atenção é que na apuração anterior, 10,5% dos eleitores não souberam dizer em quem não votariam de jeito nenhum, mas, neste mês, todos os eleitores abordados responderam um nome ou optaram por não rejeitar nenhum candidato.
Os demais políticos registraram os seguintes percentuais de rejeição: Ciro Gomes (3%); Eymael (3%); Felipe D'Ávila (7,3%); Leo Péricles (2%); Pablo Marçal (0%); Roberto Jefferson (2,3%); Simone Tebet (0,7%); Sofia Manzano (0%); Soraya Thronicke (0,3%) e Não rejeita nenhum (5,7%).
Confira os índices completos:
Dados da pesquisa
O levantamento, encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, entrevistou 600 pessoas em Criciúma, entre os dias 12 e 13 de agosto, e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). O nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 4,0%. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 no município Criciúma para presidente da República foram protocolados sob o número BR-00288/2022.