Na Região Carbonífera, o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta o maior índice de rejeição entre os eleitores. Segundo o levantamento do Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, 49,9% afirmaram que não votariam no ex-presidente de jeito nenhum. Em seguida, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 35,6%.
A pesquisa também apontou que 2,5% não rejeitam nenhum dos candidatos. Outros 4,6% não souberam responder. Já aqueles que não votariam em nenhuma das opções somam 1,4%.
Também apresentaram índices de rejeição: Ciro Gomes (3,9%); Simone Tebet (1,1%); Felipe d'Avila (0,8%); Constituinte Eymael (0,1%) e Pablo Marçal (0,1%). Já os candidatos Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não foram citados pelos eleitores.
Confira os índices completos:
Dados de pesquisa
O levantamento, encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, entrevistou 800 pessoas nos municípios da Região Carbonífera (Amrec), entre 8 e 10 de setembro, e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). O nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 3,5%. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 para presidente da República foram protocolados sob o número BR-01493/2022.