Carlos Moisés da Silva (Republicanos) segue com o maior número das intenções de voto, tanto no cenário estimulado, quanto no espontâneo, para o Governo do Estado nas Eleições 2022. As informações constam no levantamento do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, com eleitores dos municípios da Região Carbonífera. Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL) estão logo atrás.
Pesquisa espôntanea
Na pesquisa espôntanea, Carlos Moisés tem 19% das intenções de voto. Depois, vem Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), com 12,8%. Dos entrevistados, ainda, 36,3% responderam que não não sabem ainda em quem votar neste ano. Esperidião Amin (PP) somou 10,5%; Décio Lima (PT), 8,9%; Gean Loureiro (União Brasil), 7,9%; Jorge Boeira (PDT), 1,3%; Professor Alex Alano (PSTU), 0,8% e Odair Tramontin (Novo), 0,5%.
Cerca de 2,3% dos entrevistados, quando questionados sobre quem votariam para governar Santa Catarina, na espontânea, escolheram a opção "Nenhum".
Veja os índices completos:
Pesquisa estimulada
No cenário estimulado, Carlos Moisés da Silva também retém o maior número de intenções de voto: 22,8%. Esperidião Amin vem logo após, com 17,3%, encostado está Jorginho Mello (16,9%). Os demais candidatos e opções ficaram da seguinte forma: Décio Lima (12,8%); Não sabe dizer (12%); Gean Loureiro (9,8%); Nenhum (3,3%); Jorge Boeira (2,8%); Professor Alex Alano (1,3%); Odair Tramontin (0,8%); Ralf Zimmer (0,6%) e Leandro Borges (0,0%);
Veja os índices completos:
Mudança de voto
Os eleitores da Região Carbonífera foram questionados se, até o dia da eleição - 2 de outubro -, existe a possibilidade de mudar o seu voto para governador do Estado. Para a maioria deles (62,9%), a resposta é negativa. Outros 32,8% afirmaram que ainda existe chance de votar em outro candidato. Por fim, 4,3% não sabem dizer.
Dados da pesquisa
O levantamento, encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, entrevistou 800 pessoas, entre os dias 8 e 10 de setembro, e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). O nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 4,0%. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 para governador de Santa Catarina foram protocolados sob o número SC-08403/2022.