As posições adotadas pelo Partido Liberal (PL) para as eleições de outubro na região de Criciúma, reforçadas nesta segunda-feira, 17, em reunião entre o presidente estadual da sigla, senador Jorginho Mello, e o coordenador regional, ex-prefeito Márcio Búrigo, deverão causar influências em pleitos de diversas cidades. Da conversa, em Florianópolis, o PL bateu martelo sobre posições para as disputas em Içara, MOrro da Fumaça e Lauro Müller.
Quanto a Criciúma, a candidatura de Júlia Zanatta está firme. "É fato consumado. Nem trataram da possibilidade de troca", reforçou o jornalista Adelor Lessa, em seu comentário no programa Ponto Final nesta segunda-feira, 17, na Rádio Som Maior.
Em Morro da Fumaça, o PL vai apoiar a reeleição do prefeito Noi Coral (PP). Em Lauro Müller, o partido estará em aliança com o atual prefeito, Valdir Fontanella (PP), que buscará reeleição.
Em Içara, vai com o PP
O PL vai com o PP também em Içara. O partido definiu por alinhamento com a pré-candidata Dalvânia Cardoso, e os liberais tentam emplacar o vereador Toninho de Mello como vice na chapa. "Dalvânia e Márcio Búrigo estão conversando muito. Ela foi secretária de Márcio na prefeitura em Criciúma, eles têm boa relação e conversas bem avançadas", referiu Adelor Lessa.
PSD e MDB
Com a definição do PL, resta saber o que farão MDB e PSD, que possuem como pré-candidatos, respectivamente, o ex-secretário Arnaldo Lodetti Júnior e o vereador Alex Michels. Na tendência de manutenção das duas candidaturas, a caminhada de Dalvânia Cardoso poderá ficar mais fácil. Há uma disposição, no PSD, de montar chapa pura ou buscar os apoios de PSDB e PDT, mas ainda haverá conversas com o MDB.
No MDB, há a disposição da manutenção da candidatura de Arnaldo, mas não existe unanimidade no partido. O prefeito Murialdo Gastaldon, por exemplo, defende o apoio a Alex Michels, com o MDB coligando com o PSD.
Confira mais detalhes no podcast, no comentário de Adelor Lessa: