Chegou a hora dos cerca de 8,2 mil habitantes de Santa Rosa do Sul projetarem os próximos dez anos do município. Eles recebem a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc às 19h30 da próxima segunda-feira (26), no auditório do Centro de Eventos para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, lembra que a qualidade do planejamento envolve a qualificação e presença das pessoas que acreditam no desenvolvimento da cidade. "Quando planejamos estamos certos de que lá na frente vamos dizer: valeu a pena. Quando olho para todo esse paraíso ele me remete a muita coisa boa e o futuro nos convoca para isso. Mas tendo tudo isso, o que vamos fazer com os rios, com a vegetação, como serão as estradas. Será que vai ter mais escolas, postos de saúde? Como será? Como vamos trabalhar oportunidades de emprego e renda para as pessoas? O que queremos oferecer para o turista e quanto tempo queremos que ele permaneça aqui? Qual o nível de serviços oferecidos, quantos empregos e que tipo de emprego?", afirma.
A importância da participação da comunidade, conforme o prefeito Almides Roberg Silva da Rosa, é fundamental. "Estaremos juntos com a Unesc, o Sebrae e a Amesc fazendo acontecer o Plano de Desenvolvimento que vai planejar o município para os próximos dez anos. Muito importante a participação das pessoas, das entidades, empresários para que possamos colocar Santa Rosa do Sul na rota do desenvolvimento turístico, econômico e social", salienta.