O Plenário desta quinta-feira, 10, abriu com entrevista ao senador federal Esperidião Amin (PP). Entre os assuntos tratados estão as articulações do pré-candidato da majoritária nas possíveis alianças para a disputa das eleições em outubro. O quadro exibido no Programa Adelor Lessa tem cunho político e conta com a participação do jornalista Upiara Boschi.
Amin alegou que está conversando com todos os partidos e possíveis candidatos, especialmente com aqueles que “são mais familiares”. Ele teve uma reunião especial com o atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. “Estamos dando o melhor que temos para ajudar o governo, mas no momento que ele se filiar a um partido, vamos ver qual a sugestão de encaixe para firmar parceria”, destacou o senador.
O PP também tem conversado com o PSD e está sendo convidado para participar de outras reuniões de avaliação do cenário. A ideia é formar uma composição em torno da candidatura de Moisés e ainda ter por perto o MDB e o PSDB. No entanto, Amin afirma que se o governador realmente se eleger pelo MDB, o PP ainda não saberia o que fazer, pois não foi um assunto colocado à mesa.
MDB e as prévias marcada para o dia 19 de fevereiro
O presidente estadual do MDB foi o segundo entrevistado do Plenário desta quinta-feira, 10. Na última tarde o partido se reuniu em Florianópolis para a discussão das prévias que irão definir o candidato a governador, marcada para dia 19 de fevereiro e vista como algo negativo pelos deputados estaduais filiados.
Os parlamentares não estão de acordo com as prévias pois a inscrição dos candidatos pode ser feita até dia 10 de fevereiro. A sugestão deles durante a reunião foi de remarcar as mesmas para abril, dando assim a oportunidade de Carlos Moisés se candidatar pelo partido. No entanto, Maldaner não assentiu e manteve as datas.
A previsão é que o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli e o senador Dário Berger, se filiem ao decorrer do dia. O presidente estadual já deixou claro que seu apoio é para o gestor municipal, mesmo que demonstre uma posição neutra. Mesmo com a disputa aberta na bancada e vontade dos filiados de ter Moisés, Maldaner afirmou que o MDB chegará a uma união.
Antídio Lunelli como pré-candidato oficial do MDB
O prefeito de Jaraguá do Sul também esteve na série de entrevistas desta quinta-feira, 10, no quadro Plenário. Ele afirmou a sua inscrição na pré-candidatura do MDB para a disputa da majoritária e diz não estar preocupado com a posição dos deputados filiados desejarem Carlos Moisés à frente.
Questionado por Lessa e Boschi se ele abriria mão da sua candidatura caso Moisés se filiasse ao partido, Lunelli disse: “Nós iremos participar das prévias, eu acredito que o governador não queira participar. Acho que quer ser um candidato homologado, mas a princípio eu diria que estou correspondendo a ansiedade das nossas bases”.
Ouça as entrevistas completas abaixo: