O quadro Plenário desta terça-feira, 19, conduzido por Adelor Lessa com a participação de Upiara Boschi, trouxe alguns destaques na política em Santa Catarina. Entre eles a entrega do novo plano de carreira do magistério ao Palácio Barriga Verde, ainda nesta manhã. O texto foi feito pelo governo de Carlos Moisés e a apresentação foi feita pelo secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro e da Casa Civil, Eron Giordani.
O projeto prevê que os professores que estão na topo da carreira, não recebam um salário menor do que R$ 11 mil, a partir do dia 15 de novembro. Conforme a leitura de Boschi, o plano será bem recebido pela carreira do magistério e terá uma tramitação rápida e polêmica. “Professor é uma categoria muito ampla e pela quantidade de pessoas que envolve, qualquer mexida na folha salarial tem impacto imenso na folha do governo e pelos movimentos brutos”, disse.
Além disso, outro assunto levantado foi sobre o encontro do governador do Estado com deputados estaduais do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Os políticos têm uma janta marcada para ainda esta noite. “Os deputados estão curiosos. Moisés estava vivendo uma agenda de governo e virou uma agenda atrapalhada na definição de fundo partidário”, salientou Boschi.
Ouça a entrevista completa na íntegra: