O Plenário desta segunda-feira, 24, exibido no Programa Adelor Lessa, trouxe como entrevistado o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Elí. A principal pauta foi o aumento de impostos e carga tributária de Santa Catarina. O quadro conta com a participação do jornalista Upiara Boschi e visa identificar assuntos políticos do cenário atual a nível municipal, estadual e nacional.
Na última sexta-feira, 21, o ex-governador de Santa Catarina criticou no quadro Plenário, o valor do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e em produtos básicos alimentares que os catarinenses estão pagando. Questionado, o secretário de Estado da Fazenda contestou: “Estamos fazendo as coisas corretamente, mas passamos por um processo inflacionário. A receita também cresce e em função disso nós temos que aumentar as taxas de tributos pela correção da inflação”.
Segundo Paulo Elí, em 2010 quando era Secretário de Estado da Administração a folha de correção estava em 41,8%. Quando retornou ao Governo Estadual, em 2018, já estava em 49.73%. “O Estado gastou recursos de 2011 a 2017. Nós fizemos o dever de casa, de 2018 a 2021, reduzimos a folha em relação a receita liqúida para 43%. Temos recursos para investimentos”, declarou.
Nós reduzimos a folha em relação a receita corrente líquida de 49,73 em 2017 a 2021, para 43%
Ouça o quadro Plenário completo abaixo: