O presidente estadual do MDB de Santa Catarina, Celso Maldaner, já declarou o seu apoio à pré-candidatura do partido ao governo. Com a saída de Valdir Cobalchini para a disputa das prévias, os parlamentares que seguirão na disputa serão o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli e o senador Dário Berger. O quadro Plenário do Programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 16, abordou o assunto.
Na opinião de Maldaner, Antídio Lunelli será o ganhador das prévias e é o mais preparado para disputar as majoritárias. “Temos o pré-candidato mais preparado”, disse o presidente estadual do MDB de Santa Catarina, acrescentando que “ele é o que a sociedade quer hoje, um gestor que vai produzir resultados com planejamento estratégicos. Sabemos o que o interior de Santa Catarina quer”.
Caso a informação de que Dário Berger tirá tirar seu nome da disputa seja concretizada, Lunelli será homologado como pré-candidato e até agosto, como candidato, sem precisar realizar as prévas. No entanto, Celso Maldaner afirma que prefere que o senador continue na disputa, porque o partido precisa ter essa democracia para fazer a bancada estadual se sentir mais valorizada.
“Nosos partido é o Movimento Democrático Brasileiro e temos que colocar em prática o que é feito dia a dia, quebrando paradigmas. A bancada se sente valorizada, então espero que o senador Dário Berger deixe seu nome. Foi uma pena que Cobalchini retirou o dele, porque assim daria mais participação da sigla para validar o processo”, disse Celso Maldaner.
Cobalchini fora das prévias
Conforme a leitura de Lessa e Boschi, o deputado estadual havia se inscrito para as prévias, a fim de guardar lugar para o governador Carlos Moisés. "Ficou acertado que iríamos nos retirar do processo e eu fiz isso. Conversei com o senador Dário que fará hoje a formalização da sua desistência também”, disse. “Esse processo de disputa sempre existiu mas não com esse acirramento, parecia que estávamos como a situação de Bolsonaro e Lula”, disse.
Confira o quadro Plenário completo abaixo: