A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira, 5, a Operação Zero Grau, com apreensões em Santa Catarina e no Paraná. Foi comprovado o desvio de pelo menos R$ 3 milhões em fraudes realizadas em 2010 na Celesc. Orleans está entre as cidades envolvidas, assim como Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Pescaria Brava e Curitiba (PR). No total, 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e houve o sequestro de 49 veículos.
Segundo a investigação, a diretoria técnica da Celesc na época, com base em eventos emergenciais, como vendavais e tempestades, que ocorreram no ano de 2010, aprovou a realização de serviços nas regionais de Florianópolis, Joinville, Rio do Sul e Criciúma pela Divisão de Infraestrutura de Telecomunicações (DVIT), responsável pela parte de infraestrutura física de telecomunicações, repetidoras, torres, postes, fibra óptica, além dos telefones corporativos, fixo e móvel.
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) apreendeu R$ 100 mil em espécie, contando com valores em dólares. Foram apreendidos carros de luxos e caminhões. “Mesmo com dificuldades de efetivo estamos conseguindo manter o foco. Em casos de corrupção há valores altos envolvidos em dinheiro, patrimônio público, sensação de impunidade. Então é o recado que estamos dando de que uma hora a polícia vai chegar”, disse o diretor da DEIC, delegado Luis Felipe Fuentes.