Preocupada com a situação do lixo produzido em seu condomínio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a publicitária Regina Laginestra começou a buscar soluções eficientes para o descarte. O trabalho que começou em seu prédio logo se espalhou para outros condomínios da região. No ano 2000 ela criou o Instituto Reviverde que realiza atividades de conscientização ambiental em condomínios com a implantação da coleta seletiva.
Foi assim que Regina tornou-se gestora de resíduos sólidos. “Minha atividade é orientar escolas, condomínios e indústrias sobre como fazer a separação e qual o local adequado para descartar o lixo. As pessoas normalmente não se interessam por isso e não tem consciência ambiental”, explicou.
Segundo ela, na cidade do Rio de Janeiro, onde reside, cada condomínio produz duas toneladas de lixo ao mês e apenas 5% do total é reciclado. Atualmente ela trabalha com aproximadamente 200 condomínios. “Só nos condomínios onde fazemos esse trabalho, nós conseguimos reciclar 100 toneladas de lixo ao mês”, revelou a gestora.
O que faz um gestor de resíduos sólidos?
O gestor de resíduos sólidos é o profissional que busca minimizar os impactos da geração de lixo no meio ambiente. Ele incentiva a reutilização e a reciclagem, buscando dar funcionalidade ao material descartado e evitar que seja descartado de maneira incorreta.
Para isso, orienta responsáveis por condomínios residenciais e comerciais, escolas e indústrias sobre a melhor forma de "cuidar" dos resíduos produzidos. Além disso, o gestor de resíduos sólidos também procura empresas sucateiras que recolham estes lixos e os reciclem.
A área ainda é pouco explorada, mas vem ganhando destaque já que o descarte correto dos resíduos produzidos diariamente no Brasil e no mundo é um grande desafio ambiental da atualidade.