Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, o proprietário de um barco, indignado, mostra a dificuldade para atracar no Porto Pesqueiro de Laguna. A embarcação encalhou por conta da falta de manutenção no local, que está açoriado.
O deputado estadual Felipe Estevão cobra há tempos uma solução para o local. Em entrevista no Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, ele resumiu a situação como um caso de descaso e irresponsabilidade do Governo do Estado. "O porto, além do turismo, é uma das únicas possibilidades para redimir aquela cidade economicamente. Quando entregamos ao estado, tinhamos um projeto de expansão. O mínimo que se podia fazer era tirar o lodo do cais", afirmou o deputado.
No último mês, o governador Moisés esteve no local e anunciou um investimento de R$ 4 milhões para melhorias, entre elas a tão esperada dragagem. A empresa SCPar assumiu também a adminsitração do local. "Nada foi feito ainda. Nem uma singela balsa para fazer uma dragagem, para tirar o lodo da encosta", avaliou.
A situação está trazendo para o município e também para o estado, segundo o deputado. "Começou a safra da sardinha e toda a frota de barcos de empresas de Laguna estão descarregando no Rio Grande do Sul. Gerando imposto lá, gerando emprego e aqui o terminal está funcionando em 5%, 10% do que ele poderia funcionar", lamentou Estevão.