Localizada no centro da cidade, a Praça Nereu Ramos é um ponto de encontro recorrente para moradores e turistas. Região de grande movimentação, em função do comércio e da Catedral São José, por isso a segurança é uma preocupação constante, bem como a manutenção da ordem pública. Essa nova abordagem ficou sob a responsabilidade do Sargento da Polícia Militar aposentado, Luciano Cândido, que ficará monitorando seis ruas da região central de Criciúma.
A decisão de trazer um guarda para manutenção da ordem pública veio após a Administração Municipal perceber a crescente sensação de insegurança, que afetava tanto moradores quanto comerciantes."Até 2022, Cândido era o comandante do policiamento da área central, e já possuía afinidade com os comerciantes, que já entravam em contato com o policial em caso de necessidade. Quando a administração municipal pensou em criar essa zeladoria, junto com a CDL o nome do sargento foi o primeiro a ser levantado para exercer a função", declara o prefeito Clésio Salvaro.
Cândido atua no controle de vendedores ambulantes não autorizados, auxilia no encaminhamento de moradores em situação de rua e vulnerabilidade, bem como na prevenção ao uso de drogas na praça. "Faço essa função aproveitando a minha experiência como policial militar, fazendo essa ligação direta com as forças de segurança quando necessário. Além disso, trabalho conscientizando as pessoas sobre a importância de preservar patrimônio publico, e também", afirma Cândido. Além disso, o posto de zeladoria da Praça serve também de ponto de orientação para turistas.
A atuação do sargento se estende para as ruas Cel. Pedro Benedet, João Pessoa, Henrique Lage, Getúlio Vargas, João Zanette e 6 de Janeiro, no entorno da praça. A zeladoria funciona de segunda a sábado, das 12h às 19h, com exceção das terças-feiras, quando o horário será das 7h às 16h.
--
Colaboração: Letícia Cardoso