O prefeito Clésio Salvaro lançou uma meta arrojada para as empresas que estão atuando nas obras do Binário da Avenida Santos Dumont: inaugurar em 6 de janeiro de 2023. "O prefeito chamou as empresas e pediu agilidade, com ideia de fazer inaugurações no dia 6 de janeiro do ano que vem", confirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
A Avenida Santos Dumont avança, com a previsão em breve de uma segunda camada de asfalto e a continuidade dos trabalhos nas calçadas. "Temos a Avenida Santos Dumont com obras a pleno vapor, está indo muito bem, temos mais uma camada asfáltica para colocar. Foi uma obra grande, foi feito canal auxiliar, rede coletora de esgoto, esse período já passou. Tem que colocar mais asfalto e as calçadas", relatou
Estão em plena atividade também as frentes de obras que atuam tanto na construção do elevado que vai suprimir a antiga rótula do Bairro São Luiz e a trincheira que está sendo aberta sob a Rodovia Luiz Rosso, e que servirá de alça para o binário pelas ruas Carlos Sampaio e Fioravante Benedet. "A previsão total para conclusão dessa etapa é de 18 meses, temos ainda 10 meses até 6 de janeiro, vemos a possibilidade de conseguir adiantar bastante sim até o próximo aniversário da cidade", completou o secretário.
Duplicação da Luiz Lazzarin
Tita confirmou que a prefeitura está planejando obras na Avenida Luiz Lazzarin, acesso ao distrito do Rio Maina. "Além das ruas importantes que estamos pavimentando, temos mais 270 ruas urbanas a pavimentar, também estamos fazendo revitalizações", destacou. "Começamos na Três Ribeirões, avançamos na Luiz Rosso e temos a Luiz Lazzarin no nosso planejamento. Já contratamos um projeto para fazer um estudo melhor. Terá o Anel Viário que vai sair ali e precisa ser melhor estudada", detalhou.
"Poderíamos fazer com a nossa equipe, mas como é uma via importantíssima para colocar um modal com ciclovia. Está sim no nosso radar", observou. Logo, o Município está definindo ainda o que fará na Luiz Lazzarin, se uma duplicação ou outras melhorias.
Escavações no Pio Corrêa
Está montado o canteiro de obras para as obras de macrodrenagem no Pio Corrêa. "Serão mais de 1,8 mil metros beneficiando uma área de 1,9 quilômetros quadrados. A rua Mário da Cunha Carneiro já está fechada. A equipe está levando os equipamentos, as escavações começam na segunda-feira", destacou o secretário.
"Vão envolver a João Cechinel e ruas vizinhas no entorno do Colégio Marista, levando esse canal praticamente até a praça Maria de Assis Góes. Essas obras trarão transtornos para benefício posterior, a visão é de resolver esse problema de cheias no Centro", ponderou. "O prazo é de 18 meses. Estamos bem organizados com a nossa equipe técnica da prefeitura, com nossos engenheiros acompanhando e o apoio da DTT para orientar o trânsito", sublinhou. "Qualquer dúvida que a gente puder ajudar no momento, a gente está com a secretaria à disposição para resolver", finalizou.
Ouça a entrevista do secretário Tita Belloli ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior: