Os prefeitos da Amrec se reuniram na manhã desta segunda-feira, 4, com os deputados federais do Sul do estado para repassar a preocupação dos municípios com a queda de arrecadação decorrente da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.
De acordo com o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, que coordenou a reunião, o objetivo do encontro era fazer com que os deputados sentissem de perto a situação enfrentada pelos municípios. "Estamos passando uma dificuldade com a queda da receita. A presença deles foi muito importante para esclarecer as leis que estão sendo aprovadas no Congresso com objetivo de ajudar os municípios. Qual o valor real disso, a forma que está sendo aprovado, como vai se dar junto aos municípios, o percentual de cada um", comentou Magagnin.
Participaram da reunião os deputados Daniel Freitas, Ricardo Guidi. A deputada Geovânia de Sá foi representada. Os prefeitos alertaram os parlamentares que a ajuda proposta pelo governo não será suficiente diante da queda de orçamento que estão projetando para as cidades. "Já está acontecendo e acontecerá ao longo dos próximos meses", afirmou o prefeito de Cocal do Sul.
Seca na região
A falta de chuva também foi um ponto levantado na reunião que causa preocupação. Municípios da Amrec já enfrentam problemas na distribuição de água.
Segundo Magagnin, a questão tem que ser tratada com a muita importância. "Há uma sinalização bastante precária para quantidade de chuva nos próximos dias. A agroindústria está sendo comprometida em alguns locais, o abastecimento dos aviários", disse.
O prefeito ainda lembrou que no município em que comanda o Poder Executivo, já está sendo realizado o racionamento de água. "Nosso tratamento de água já caiu mais de 50%. A população tem que cuidar, reduzir o consumo para que a gente possa atender e dar as condições mínimas para higiene e alimentação", relembrou. "É uma preocupação muito grande e com certeza terá um racionamento de água na região", concluiu.