Uma comitiva de onze pessoas irá representar Criciúma e região em uma missão organizada pelo Senac rumo ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. A viagem será de 7 a 14 de setembro e, no grupo, estão incluídos os vereadores Aldinei Potelecki (PRB) e Julio Kaminski (PSDB). A lei sancionada pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB) autorizando as despesas foi publicada nesta sexta-feira pelo Diário Oficial do município.
"Somos dois vereadores que vamos convidados pelo prefeito. Trata-se de uma missão importante que vai visitar empresas como Facebook, Google e estamos tentando uma agenda na Tesla, onde há um criciumense formado na Satc trabalhando", explica Potelecki. "Vamos em busca de novas tecnologias que possam ser empregadas aqui, e também atrás de parcerias. Alguns empresários nos acompanharão nessa viagem", detalha.
Do Executivo, além do prefeito Salvaro, vão integrar o grupo o diretor executivo de Tecnologia da Informação, Tiago Pavan, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, Claiton Pacheco. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, também vai acompanhar, além do prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer.
A intenção futura é criar novas missões para outros destinos. "Pensamos em ir a Portugal, Espanha e até Israel, onde há importantes exemplos que poderemos buscar", relata Potelecki. "Em Portugal, por exemplo, há uma região que funciona como uma zona franca, uma zona livre para a inovação. Sabemos que a parte tributária é diferente, lá existe um tributo apenas, aqui são vários, mas podemos adequar algo", comenta o vereador.
As despesas
A lei menciona o custeio das passagens dos vereadores mais diárias de R$ 800. "Consultamos o Tribunal de Contas do Estado, que recomendou que o Executivo comprasse e fizesse os convites aos vereadores. Tudo como foi autorizado na lei publicada", conclui.