A região Sul contou com um forte vento e chuva na tarde deste sábado, 19. Criciúma registrou ventos de 76 km/h e com isso trouxe estragos para a cidade. A prefeitura de Criciúma foi drasticamente atingida, afetando o Paço Municipal Marcos Rovaris, o restaurante dos servidores da prefeitura e o Teatro Elias Angeloni.
Ainda durante a tarde, equipes da Defesa Civil de Criciúma e a Secretaria de Infraestrutura da cidade já atuava, mapeando os estragos e realizando reparos.
O prefeito interino, Ricardo Fabris, lançou um vídeo em suas redes sociais explicando o que ocorreu e informando que já realizam reparos para prevenir maiores estragos. "Tivemos uma tempestade em Criciúma. Vento e muita chuva. Foi pouco tempo, mas o suficiente para causar prejuízos na cidade. Tivemos muitas quedas de árvores e postes. Tivemos partes da cidade sem energia elétrica e a Celesc já está reestabelecendo, hoje já estará tudo sobre controle. O maior estrago foi aqui no Paço Municipal Marcos Rovaris, tivemos a prefeitura, o teatro e o restaurante dos funcionários praticamente com a cobertura prejudicada. Estamos agora reestabelecendo agora a cobertura da prefeitura, porque a Defesa Civil está fazendo um alerta que podemos ter novamente uma tempestade como essa hoje à noite ou amanhã. Não é nada para ficarmos assustados, mas para ficarmos em alerta", afirmou.
Em nota, o Departamento de Comunicação (Decom) da prefeitura afirmou que equipes do poder Executivo já realiza ações para amenizar os estragos.
A Administração Municipal informa que, desde o início da tarde deste sábado (19), equipes da prefeitura trabalham para amenizar os estragos causados pelo temporal que atingiu o município de Criciúma. A prefeitura, via Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, ressalta que a previsão de temporais isolados permanece para este domingo (20), com risco de chuva forte com rajadas de vento, granizo e descargas elétricas. Ocorrências devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.