Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Prefeitura limpará terrenos sujos de proprietários "relaxados"

"Se eles não cuidam, nós cuidamos. E não é de graça", afirma o prefeito, Clésio Salvaro

Por Enio Biz Criciúma, SC, 01/04/2022 - 09:35 Atualizado em 01/04/2022 - 10:29
Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Criciúma lançou na manhã desta sexta-feira (01) o programa Criciúma Cidade Limpa. O evento ocorreu na Rua Aquiles Pizetti, no bairro Mina Brasil. O projeto é um dos pilares do programa "O Brasil que dá certo, começa aqui”, lançado em agosto de 2021. O Criciúma Cidade Limpa já vem sendo desenvolvido através de limpezas de ruas, porém, o programa passa a ser extendido para a limpeza também de terrenos com lixo acumulado e mato, além da presença de animais peçonhentos. Nestes casos, os moradores próximos já reclamaram, abriram protocolo e o proprietário já foi notificado, no entanto, nada foi feito.

De acordo com o prefeito, Clésio Salvaro, será cobrado R$ 2 por metro quadrado e a limpeza feita vai para a conta do IPTU no dono do terreno. O programa tem a parceria com o Poder Judiciário e os apenados realizam o serviço de limpeza, sendo que a cada três dias trabalhados a pena reduz em um dia. "Se o proprietário sabe que tem o terreno, ele tem que limpar. Como ele é um relaxado e não cuida, nós cuidamos. E não é de graça. Será cobrado dois reais por metro quadrado. Já que o proprietário não faz, nós utilizamos os apenados do regime semi-aberto para limpar", explica.

Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

A limpeza de um terreno cheio de mato teve início no bairro Mina Brasil. O custo para o proprietário deste lote pode chegar a R$ 1,5 mil. "Um lote, como esse, vai custar mil reais a limpeza, mais 50% de multa, e ele vai pagar 1.500 reais. Iremos colocar alguns mourões, arames lisos e uma placa proibindo jogar lixo. Isso deveria ser obrigação do proprietário do imóvel. Como ele é um relaxado e não faz, então a prefeitura está fazendo, e nós vamos lançar essa conta no carnê do IPTU dele", finaliza.

Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

Confira o podcast da reportagem com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito