A antiga Casa de Saúde do Rio Maina será adquirida pela prefeitura de Criciúma por R$ 1,8 milhão. O pedido de autorização para a compra do prédio foi encaminhado pelo prefeito Clésio Salvaro à Câmara na tarde desta segunda-feira, 1.
"Se dá para dizer que a pandemia vai deixar algo de bom para a cidade, seria controverso, mas sim, nós temos ali um Centro de Retaguarda, que era a Casa de Saúde do Rio Maina, com 172 leitos", afirmou Salvaro, lembrando que R$ 1,7 milhão foram investidos para reformar o prédio que se encontrava em precárias condições, depois que a Casa de Saúde foi desativada. "Tão logo termine essa pandemia, vamos transformar aquilo numa casa de repouso e em um asilo para idosos. Mas a propriedade não era do município, era de particular. É preciso que haja desapropriação, o efetivo pagamento. É o que vamos fazer, após a Câmara autorizar, vamos pagar e ter a posse definitiva", detalhou.
Para formalizar a transação, a Câmara vai nos próximos dias colocar em pauta o Projeto do Executivo PE 22/2020, para autorizar a transação com a indenização ao particular que é proprietário do espaço. Será tratada como uma desapropriação amigável. A estrutura a ser instalada no espaço é chamada de "Lar de Auxílio e Repouso para Idosos".
O vice-prefeito Ricardo Fabris, o secretário de Saúde Acélio Casagrande e a procuradora-geral do município, Ana Cristina Youssef, também participaram da apresentação do PE aos vereadores.
Ouça o que disse o prefeito Clésio Salvaro: