Policiais civis prenderam um homem apontado como fornecedor de drogas do Sul de Santa Catarina com conexões no Paraguai. Ele tem 24 anos e foi capturado pela Operação “Sentinela” da Polícia Civil, na sexta-feira (11), em Içara. Houve uma segunda prisão relacionada à investigação em Jaguaruna, também na sexta-feira, no Balneário Esplanada.
As investigações iniciaram após uma denúncia de que um homem estaria praticando o tráfico na região de Urussanga associado a outros suspeitos. Com a identificação de um deles, de 26 anos, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos.
A Operação Sentinela foi dividida em três fases com a prisão de alguns suspeitos e apreensão de drogas. Em 4 de junho, a Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Jaguaruna para buscas de provas. Diante das provas encontradas ao longo da investigação, a Polícia Civil requereu à Justiça, com manifestação favorável do Ministério Público, a prisão preventiva de quatro suspeitos de pertencer a uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas em Urussanga e região.
Foram cumpridos três dos quatro mandados deferidos. Os elementos de prova indicam que o principal investigado teria trazido 100 quilos de maconha, em apenas uma semana, e traria mais 50 quilos quando seu “mula” foi preso.
A Operação Sentinela conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e da Polícia Militar