Inaugurada no começo do mês para ser ponto de referência de quem busca um trabalho em Criciúma, a Central de Empregos comemora um registro importante. O primeiro cadastrado no local está empregado. Paulo Palheta, paraense de Ananindeua e que reside em Criciúma desde o fim do ano passado, finalmente pôs fim a um desemprego que se arrastava havia mais de sete meses. Ele foi contratado para ser auxiliar de açougue na rede de supermercados Bistek.
Quando da abertura da Central, no dia 1º de março, Paulo foi o primeiro a cadastrar currículo com a equipe. Na ocasião, disse à Rádio Som Maior que "estava se virando nos 30" para sobreviver, que residia na casa de um irmão. "É ele quem está sustentando a barra", contou. Assim que entregou o currículo, esperançoso em conseguir uma vaga, Paulo elogiou a presteza do atendimento e a atenção recebida no local. No pedido da vaga, ele pontuou sua experiência como auxiliar de cozinha, repositor de supermercado, fiscal de prevenção de perda, fiscal de loja e auxiliar de produção.
No @centraldeempregoscriciuma, conta oficial da repartição no Instagram, foi postada a referência à contratação de Paulo: "assim como Paulo, outros candidatos também estão garantindo seu espaço no mercado de trabalho com a ajuda da Central de Empregos. Se você também está em busca de oportunidades como a do seu Paulo, tire suas dúvidas ou entre em contato conosco".
Leia também - Mais do que gerar empregos, qualificar a mão de obra
Como funciona
A Central de Empregos está à disposição na galeria do Terminal Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Uma equipe no local presta toda a assistência, oferecem acesso à internet e apoio para elaboração de currículos. "Temos um site também, onde as empresas cadastram as vagas e os candidatos podem cadastrar os currículos. Quem não tem acesso à internet pode ir na Central que vai ser ajudado", informou o secretário municipal de Assistência Social, Bruno Ferreira.
Em parceria com o Senac, a Central de Empregos está oferecendo cursos profissionalizantes. "O pessoal é treinado sobre comportamento em entrevista de emprego. E tem uma sala na Central onde as empresas podem fazer entrevistas de emprego com os candidatos", detalhou.