O programa “Reciclou, levou”, de Içara, arrecadou mais de duas toneladas de lixo no seu primeiro dia. O projeto dá ao cidadão a oportunidade de trocar materiais recicláveis por tickets que podem ser utilizados para pagamento em todos os estandes da feira da agricultura familiar, realizada às sextas-feiras. Cada quilo de material higienizado dá direito a R$ 0,50 em compras.
A coleta é realizada pela Associação de Catadores “Por um Amanhã Melhor”, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara, que fica ao lado da feira. São aceitos materiais secos e higienizados. O programa é promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), em parceria com a Coopafi e a Secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda.
O resultado do dia de abertura do projeto surpreendeu os organizadores. “Nós tínhamos uma expectativa de arrecadar cerca de uma tonelada e meia, mas fomos surpreendidos por 2,160 toneladas. Ficamos muito contentes, porque esse foi só o primeiro dia do projeto, e o que se espera é que o número aumente a cada edição, já que aqueles que vieram hoje irão divulgar para seus familiares e amigos”, afirma o presidente da Fundai, Ivan Réus Viana.