O primeiro dia útil do ano de 2020 já foi de longas filas no Detran. A quantidade de pessoas utilizando o serviço nesta quinta-feira, 2, gerou uma grande fila, que chegava no estacionamento do órgão. Ainda que a fila grande assustasse, o demorado era para retirar a senha, pois os processos nos guichês de atendimento eram rápidos.
Para retirar as senhas, havia duas atendentes. Já para o atendimento interno, aproximadamente 14 guichês estavam trabalhando. A demora variava de caso para caso, mas as pessoas ficavam aproximadamente 30 minutos para resolver os serviços. Um dos casos foi de Josué da Silveria, de 43 anos. "A demora é na fila para retirar a senha, porque lá dentro no atendimento foi bem rápido", explica.
Nesse período, as pessoas estavam no sol, já que o órgão não tem uma estrutura externa para sombras. O calor, a chuva passageira e o tamanho da fila deu uma aliviada quando uma funcionária sugeriu que fosse realizada duas filas, sendo assim a longa fila única que ia até o estacionamento diminuiu e as pessoas saíram do sol, ficando dentro do estabelecimento. Mas não demorou para a fila se alongar para o estacionamento novamente.
O principal motivo é de que, desde o ano passado, o órgão está atendendo das 12h às 18h, por conta de redução no efetivo. A medida do horário reduzido já deveria ter sido resolvida, já que quando empregada era uma medida provisória.