Com o fim das férias e o retorno das aulas, muitas famílias enfrentam o desafio de se adaptar novamente à rotina escolar. A transição pode ser difícil, tanto para as crianças quanto para os pais, que precisam ajustar seus horários para conciliar a ida à escola, o trabalho e as responsabilidades diárias. "Embora o período de férias seja relativamente curto, ele quebra o ritmo, e as crianças muitas vezes sentem o impacto dessa mudança", afirma Grayce Guglielmi Balod, pedagoga e psicóloga, ao Programa Cá Entre Nós.
A especialista ainda sobre a importância de um ajuste gradual nos horários, além de destacar a relevância da presença dos pais nesse processo. "O retorno dos horários devem começar desde já, com os horários para dormir, horários de almoçar, quando o processo acontece de forma gradual a criança sente menos, do que quando é feita uma mudança bruta", relata.
Grayce também afirma que é fundamental ouvir os filhos nesse momento de transição, pois muitas vezes eles podem demonstrar receios ou medos em relação à volta às aulas. "Perguntas simples e abertas podem ajudar os pais a entender o que a criança está sentindo", diz Grayce.
Não perca essa entrevista exclusiva e descubra como a como se adaptar à rotina de volta as aulas.