Com objetivo de sensibilizar os usuários e clientes a cumprir seu dever de denunciar quando houver abusos por parte dos bancos em relação ao tempo de espera, os bancários e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma lançaram a campanha "Seu direito deve ser respeitado". O tempo máximo de espera deve ser de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em horários de pico.
“Precisamos de menos filas e mais caixas. Já que temos essa parceria, que o pessoal procure sim o Procon, porque ele está fazendo seu papel de fiscalizar”, disse Valdir Machado da Silva, presidente do Sindicato dos Bancários.
Ontem, no primeiro dia da campanha, o Procon autuou a agência da Caixa Econômica Federal, do Distrito do Rio Maina. “Isso foi feito porque na maioria das agências estão fazendo triagens antes mesmo do cliente entrar na agencia. E o Procon viu que aquilo ali não podia ser feito. Por isso, ontem mesmo já foi feito um auto de infração, porque o cliente tem o direito de entrar na agência”, esclareceu.