Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores compartilham experiências durante seminário realizado em Criciúma

Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu educadores das escolas da Rede Municipal de Ensino

Por Redação Criciúma, 12/11/2024 - 14:30
Foto: Shaiane Corrêa
Foto: Shaiane Corrêa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Professores da Rede Municipal participaram do I Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas da Educação em Tempo Integral, organizado pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento foi realizado no auditório do Senac.

A apresentação artística dos estudantes da EMEB José Giassi abriu o encontro, que também contou com uma palestra, ministrada pelo professor Juares da Silva Thiesen, objetivando abordar temas relacionados à educação em tempo integral. "Momentos de socialização como estes são importantes para valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores com os estudantes do ensino integral. Além disso, essa troca de experiência contribui para a formação dos pedagogos que trabalham em atividades complementares nas unidades escolares", ressalta a secretária de Educação, Alexsandra Stols.

O seminário teve como intuito criar um espaço para o compartilhamento de experiências exitosas realizadas com os estudantes da educação em tempo integral da rede municipal de ensino, além de valorizar o papel do professor quando se trata de oportunizar educação de qualidade a todos."Além de proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre os professores, durante o seminário os docentes puderam refletir suas práticas, escrevê-las em formato de relato de experiência e, finalmente, apresentá-las. Esse movimento é muito importante, para a qualidade das práticas pedagógicas da rede municipal de ensino", afirma o coordenador pedagógico da secretaria municipal de Educação, Guilherme Neves.

Compartilhando experiências

A iniciação científica faz parte da grade curricular dos estudantes matriculados na Educação Integral das Unidades de Ensino da Rede Municipal. Em vista disso, os professores presentes no I Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas da Educação em Tempo Integral aproveitaram o espaço de integração para explanar projetos científicos trabalhados em sala de aula durante o semestre letivo de 2024.

Por meio dos projetos os estudantes trabalham temas como memória afetiva, escrita, criatividade, valorização cultural, percepção do ambiente no entorno da escola, entre outros. Os visitantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer a pesquisa "Os contaminantes do meu morango", realizado com os estudantes da EMEB Judite Duarte de Oliveira, que recebeu destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec.

Além disso, a professora Cíntia Máximo, da EMEB Carlos Gorini, também apresentou o projeto que colocou em prática com os alunos: ensinar receitas saudáveis, como a do "brownie de feijão" e a de "refrigerante de laranja saudável".

--

Colaboração: Shaiane Corrêa

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito