Os médicos e enfermeiros da atenção básica do município de Içara participaram nesta tarde de quarta-feira (27), de um treinamento sobre hepatites. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti e foi conduzido pela infectologista da Vigilância Epidemiológica de Içara Monica Junkes. O objetivo foi falar sobre testagem, manejo clínico, diagnóstico, tratamento e demais informações que englobam a doença.
Nesta quinta-feira (28), celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, mas durante todo o mês a Secretaria de Saúde está alertando sobre a importância da testagem. "Reforçamos e orientamos a equipe sobre a importância de fazer os testes rápidos, testar em todos que passarem pela unidade, mesmo que não possuam sintomas, pois a doença é silenciosa. O diagnóstico e tratamento precoce vão fazer mudanças na evolução da doença, o paciente tratado mais precocemente vai ter menos inflamação e sequelas no fígado, menos hepatocarcinoma, que é um câncer do fígado e menos risco de cirrose também", disse a infectologista.
Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D e E. "É importante ressaltar que a doença é silenciosa, existem muitas pessoas no mundo que não sabem que possuem hepatite pelo fato da doença só demonstrar sintoma quando já está em estágio avançado. Por isso pedimos à população que realize exames', completou a médica.