A última sexta-feira (7), foi marcada por mais uma formatura do Jovens Talentos Empreendedores, na Abadeus. No ato, 24 alunos concluíram o curso básico de aprendizagem, se tornando aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Patrocinado pela Cooperativa de Crédito Sicredi, o programa é oferecido para adolescentes de Criciúma e região, a partir de 14 anos, que buscam a iniciação profissional.
O programa Jovens Talentos Empreendedores iniciou em agosto deste ano, com o objetivo de trazer oportunidades a jovens, adolescentes e adultos, no meio profissional. O curso é um pré-requisito para o encaminhamento dos alunos às vagas de emprego como jovem aprendiz da Abadeus.
"O sentimento que temos é de dever cumprido. Nosso intuito é conectar esses jovens com as novas tecnologias e profissões, oferecendo um ambiente de inovação, transformação e educação de qualidade. O Programa Jovens Talentos tem um papel social muito importante para a nossa comunidade", comemora a diretora executiva da Abadeus, Shirley Monteiro.
O curso é formado por oficinas de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, cunho social e pedagógico. Os alunos desenvolvem suas habilidades e competências, como foco para sua iniciação profissional. "É um preparatório para o mercado de trabalho. Fica a nosso cargo, após a conclusão do curso, encaminhar esses jovens para as empresas", explica Gabriela Mendes, auxiliar pedagógica da Abadeus.
Além disso, os participantes do programa são incentivados a adotar uma postura que favoreça na própria formação como cidadão. "Focamos em diversos nichos para oportunizar esses alunos. Trabalhamos com muita dinâmica, proporcionando diversas experiências diferentes", salienta Saimon Manenti Ronqui, professor do Jovens Talentos Empreendedores da Abadeus.
Empresa mantenedora
O Jovens Talentos Empreendedores é um programa desenvolvido no Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), que neste ano, conquistou sua primeira empresa mantenedora: a instituição financeira cooperativa Sicredi Sul, atuante nos 45 municípios do Sul catarinense.
O convênio beneficia diariamente, os jovens assistidos pela Abadeus, por meio do Cisa. A cooperativa não só destina recursos financeiros às atividades elaboradas dentro do centro, como também auxilia os jovens nos temas de finanças e educação financeira.
Seja um (a) mantenedor(a)
Empresas socialmente responsáveis interessadas em contribuir com o projeto do Cisa podem entrar em contato com a Abadeus pelo telefone 3462-2080.