Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto de Carmen Zanotto sobre exame de câncer irá ao Plenário do Senado

CAS aprovou projeto nesta quarta-feira

Por Redação Criciúma, SC, 11/04/2019 - 15:00
Foto: Robson Gonçalves/ Cidadania 23
Foto: Robson Gonçalves/ Cidadania 23

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O plenário do Senado votará, em regime de urgência, projeto de lei que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico. De autoria da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), o PLC 143/2018 foi aprovado na quarta-feira (10), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com o projeto, o limite de até 30 dias para a realização dos exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna – termo médico que se refere aos tumores malignos – seja a principal hipótese do médico.

Presente à sessão de votação, Carmen Zanotto destacou a importância da mobilização de entidades ligadas ao combate e ao tratamento de câncer de mama.

"A aprovação deste projeto é uma conquista para as mulheres e homens lutam para garantir que os exames que confirmem o diagnóstico desta doença terrível sejam realizados o mais rápido possível. É uma questão de sobrevivência", afirmou a deputada, que preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde.

A votação da matéria foi assistida por mulheres da Recomeçar (Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília) e do Instituto Lado a Lado.

Pauta feminina

O PLC 143/2018 faz parte da pauta prioritária da bancada feminina. Ao defender a aprovação da proposta, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) argumentou que a detecção da doença impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem por causa da doença. Os dados sobre a mortalidade por câncer disponíveis apontam para 107.470 homens e 90.228 mulheres no ano passado.

A Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e do Instituto Lado a Lado participaram da sessão de votação.

Para a coordenadora do Recomeçar, Joana Jeker, o "PL 30 Dias" é uma vitória para os milhares de brasileiros que aguardam na fila para serem atendidos pelo SUS. "Estamos muito felizes. Nós que representamos muitos pacientes só temos o que comemorar", disse.

"Lei dos 60 Dias"

Depois de sancionada pelo presidente da República, o projeto será acrescido à "Lei dos 60 Dias", também de autoria da parlamentar. Em vigor desde 2012, a legislação estipula o início do tratamento pelo SUS a no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei12.732). "As nossas propostas aceleram ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes", ressaltou Carmen Zanotto

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito