Os alunos da Escola Maria Arlete Bittencourt Lodetti, do bairro Raichaski, em Içara, estarão desenvolvendo o projeto "Escola Empreendedora, Semeando o Futuro", que visa fomentar a prática do empreendedorismo, fazendo com que os alunos aprendam sobre práticas voltadas a esse assunto.
De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o projeto irá despertar a curiosidade dos alunos também na plantação. "Estamos conversando há meses e todos serão beneficiados, desde a plantação, a venda, conhecendo bem como acontece o processo de empreender", comentou.
O projeto já começou com a plantação orgânica de beterraba, cenoura e couve rabana. "Os alunos que vão elaborar as vendas e todo o processo. No final, eles que vão decidir a melhor forma de utilizar os lucros", comentou o mentor do projeto, vereador Alex Michels.
Ao todo, são 508 alunos de 1º ao 9º ano que estão envolvidos. Todo o projeto será visto nas disciplinas. "Serão passos que serão discutidos em sala de aula para que depois sejam colocados na prática", explicou o vereador.
Nas aulas de artes, alunos desenvolveram logos pensando no projeto. "A logo da escola e elementos de plantação me inspiraram a fazer meu desenho e estamos bem satisfeitos", disse o aluno Carlos Eduardo Fernandes, de 11 anos. As aulas foram desenvolvidas pelas professoras Sandreia de Farias e Thais Machado.
No projeto também está sendo planejadas ações com hidroponia. A Coopafi e Epagri também estão auxiliando nos trabalhos.