A saúde mental dos jovens, especialmente os que enfrentam vulnerabilidades socioeconômicas, é um tema crítico na atualidade. As dificuldades nessa área refletem diretamente no desempenho acadêmico, na vida profissional e no bem-estar pessoal dos estudantes. No Brasil, um estudo inovador está sendo conduzido por quatro universidades, incluindo a Unesc, para oferecer alternativas práticas e acessíveis por meio de intervenções digitais.
O projeto, intitulado "Diz aí, Universitário", é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc e busca avaliar a viabilidade de um programa digital baseado na terapia cognitivo-comportamental. Este modelo já foi testado com sucesso na África do Sul, mostrando resultados positivos na redução de estresse, ansiedade e depressão entre universitários. Participantes relataram melhorias na gestão emocional e recomendaram a experiência.
A intervenção foi co-criada por especialistas e estudantes, garantindo alinhamento com os desafios específicos da vida acadêmica. Realizadas online, as sessões serão conduzidas por psicólogos e focarão em estratégias práticas para lidar com o estresse, melhorar a concentração e fortalecer a resiliência emocional.
Nesta fase inicial, o estudo selecionará 32 participantes – oito de cada universidade envolvida. Podem se inscrever estudantes beneficiários do Programa Universidade Gratuita, do Prouni ou de famílias cadastradas no Bolsa Família. As sessões acontecerão em grupos, via Zoom, ao longo de 10 encontros.
A coordenadora do projeto na Unesc, professora doutora Cristiane Damiani Tomasi, destaca o potencial transformador da iniciativa:
"O programa foi desenhado para equipar os estudantes com ferramentas que os ajudem a enfrentar os desafios cotidianos com mais confiança, mantendo a motivação e gerindo emoções intensas. Além disso, será um espaço de acolhimento e troca de experiências."