Será apresentado na Câmara de Vereadores de Criciúma na sessão ordinária desta segunda-feira, 9, uma Proposta de Lei (PL) sobre a proibição e a produção de mudas, a distribuição e o plantio da Spathodea Campanulata, também conhecida como Espatódea ou Bisnagueira. A árvore, aparentemente inofensiva, é danosa e tem impactado na número de abelhas e outros insetos na região.
A PL é de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) e prevê que sejam cortadas as Bisnagueiras da cidade e sejam substituídas por outras árvores. "A árvore tem uma aparencia inocente, mas a ideia geral é de substituir essas árvores por frutíferas e silvestres", explica.
A árvore é danosa e tem resultado na morte de diversos insetos, principalmente de abelhas da região. A cidade conta com muitas bisnagueiras, tanto em terrrenos públicos como privados. "Nos terrenos públicos queremos realizar a substituição da planta. Já nos terrenos particulares nós vamos autorizar o morador a fazer a troca ou então ele autoriza que nós mesmo realizamos o corte e o plantio", comenta.
O Projeto será discutido e votado na Sessão Ordinária que inicia às 17h.