A 3ª edição do projeto "Sou Legal, Tô Ligado" da Celesc está em Criciúma. Após uma pausa no ano de 2020, devido a pandemia, a ação retorna a cidade para realizar troca de eletrodomésticos ineficientes. Os materiais substituídos são lâmpadas, chuveiros e até mesmo geladeiras. A iniciativa já passou em diversas regiões do estado e agora está atendendo o Sul de Santa Catarina. Famílias de Laguna, Capivari de Baixo, Imaruí e Tubarão já foram beneficiadas. O objetivo é atender 6 mil casas na região.
O orçamento para o investimento é de R$ 8,7 milhões. Até o momento cerca de 5 mil residências já foram atendidas. "A Celesc se preocupa com a comunidade, ela realmente tem essa vontade de ajudar e melhorar, dar um pouco conforto e qualidade de vida para essas pessoas. E é sabido que quanto mais a gente economizar energia, menos dinheiro vai ser dispendido no planejamento energético do Brasil.", disse Bruno Clasen, gerente do projeto.
Junto com o CRAS e a prefeitura de cada município a Celesc faz a avaliação e elenca os bairros prioritários. Os requisitos para participar do projeto é estar em situação de baixa renda, sem dívidas com a central elétrica, e ter uma demanda energética específica. Após essa primeira avaliação, é feita uma visita técnica ao local para verificar a situação e ai então realizar a troca dos eletrodomésticos.
Esta visita é feita pela empresa tercerizada 5EC Engenharia. A equipe vai uniformizada com as logos da empresa e da Celesc, e o carro devidamente identificado. Antes de entrarem na residência, é feito um questionário que inclui perguntas relacionadas a Covid-19 e a tempertura dos moradores e dos trabalhadores é aferida, para então ser permitida ou não o acesso da equipe.
A troca de chuveiro pode causar a economia de 50% em relação ao aparelho anterior. Todos os materiais substituídos são recolhidos pela equipe e descartados para não retornarem para a rede elétrica. Lâmpadas e chuveiros são alterados no momento da visita. Já os refrigeradores são avaliados pelos profissionais, os que estão em situações mais precárias são selecionados e após todas as visitas da área, um caminhão, da parceira, Lojas Colombo vai ao bairro realizar a troca.
Caso alguma família que não foi contactada acredita se enquadrar nos critérios, ela deve buscar o CRAS da sua região ou agendar uma visita com 5EC Engenharia através do WhatsApp (51) 993 257 938