Se a tabela original tivesse sido respeitada, a Série B do Campeonato Catarinense já iria bastante avançada em sua primeira fase, cujo início estava programado para 31 de maio. Porém, veio a pandemia e tudo foi suspenso. Ainda sem data para começar de fato, a competição terá reunião dos clubes na próxima quinta-feira, 16. O encontro foi convocado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Em pauta, as novas datas para início e término da disputa e possíveis adequações na fórmula. Ocorre que, pela ideia aprovada no Conselho Técnico, os dez clubes jogariam entre si, em turno e returno, totalizando 18 rodadas. Ao fim delas, os três com melhor pontuação estariam promovidos para a Série A do Catarinense de 2021, e os dois primeiros disputariam o título em jogos de ida e volta.
O Próspera é um dos participantes da competição. Pela tabela já divulgada, fará sua estreia em casa, no estádio Mário Balsini, contra o Almirante Barroso, que foi promovido na temporada passada mas acabou impedido, pela FCF, de disputar a Série A desse ano por não cumprir requisitos referentes às condições do estádio Camilo Mussi. Na tabela oficial, o Barroso, que é de Itajaí, consta como NEC (Navegantes Esporte Clube) por usar a razão social desse clube para disputar a competição.
Série B - Primeira Rodada
Em Criciúma - Próspera x Almirante Barroso
Em Camboriú - Camboriú x Hercílio Luz
Em Caçador - Caçador x Fluminense
Em Itajaí - Barra x Guarani
Em Lages - Internacional x Metropolitano
Entre as atrações da Série B nesta temporada estão o Metropolitano de Blumenau e o Hercílio Luz, de Tubarão, rebaixados da Primeira Divisão em 2019. Na temporada passada o Barroso foi o campeão, mas subiram o vice, Concórdia, e o Juventus, terceiro colocado, que herdou a vaga do clube de Itajaí.
Como vai o Próspera
O advogado Israel Rocha Alves assumiu neste ano a presidência do Próspera, com objetivos ousados. Além de lutar pelo acesso à Série A, o Time da Raça busca o certificado de clube formador de atletas pela CBF.
"O principal desafio é resgatar a identidade e o orgulho do torcedor prosperano e prospectar novos torcedores, dentro e fora da cidade. Outro ponto a se destacas é sobre os processos internos em todas as esferas que estamos desde já implementando. Criando com isso, a profissionalização integral com a Gestão Próspera. Buscaremos equilibrar as finanças com a performance desportiva", disse o presidente Israel, em recente entrevista ao portal 4oito.
O Próspera já tem contratado o gerente de futebol Ruddy Flores, que vem se encarregando de montar a equipe para a Série B. "Infelizmente, a pandemia atrasou tudo, tínhamos uma equipe praticamente contratada, que tivemos que liberar. Agora com a confirmação das datas, vamos remontar o planejamento, trabalhar o tempo que pudermos para ir em busca do acesso", disse Ruddy, em entrevista ao Futebol Interior.
Na temporada passada o Próspera terminou a Série B estadual em nono lugar, à frente somente do rebaixado Blumenau.
Confira também:
Time da Raça aposta na identidade com a região para prosperar
Pintura no Próspera engaja luta antirracista no futebol criciumense
Próspera realiza partida virtual para arrecadar dinheiro e cestas básicas