O PSDB irá oferecer a todos os seus pré-candidatos a prefeito e vereador em todo o país ferramentas tecnológicas que permitam a realização das convenções partidárias de modo totalmente online.
A iniciativa de mais democracia digital visa evitar aglomerações em período no qual o país ainda enfrentará a pandemia da covid-19 e, ao mesmo tempo, assegurar a plena realização do processo democrático com vistas às eleições municipais deste ano.
A realização das convenções está prevista para entre 20 de julho e 6 de agosto deste ano.
Até o início do prazo, o PSDB já terá pronto todo o suporte e plataforma tecnológicos, assim como jurídico, para implantar a inovação. Em consonância com as regras definidas pela Justiça Eleitoral, serão utilizados instrumentos para aferir a presença e o resultado das votações.
O partido pretende intensificar ainda mais o uso de instrumentos de participação digital, fortalecendo os processos de consulta junto aos filiados e, desta maneira, ampliando a democracia interna.
Em 2019, o PSDB foi o primeiro partido brasileiro a realizar uma reunião de sua Executiva Nacional de maneira virtual. Pretende intensificar ainda mais o uso das novas tecnologias nas ações partidárias.