Não existe idade para o surgimento de problemas psicológicos. A depressão nem sempre é passada de pais para filhos, sendo possível que se manifeste em qualquer jovem saudável. O psiquiatra da criança e do adolescente, Giovani Rizzo, explica que criança que não brinca, na maioria dos casos tem algum problema.
“A aparência da criança tá mais ligada a alegria. A criança apresenta sintomas bem diferentes do que os adultos, elas se irritam mais quando estão deprimidas”, afirma Rizzo. O bullying pode ser um dos causadores, seja praticado pessoalmente ou por redes sociais.
Um dos principais sintomas causados pela depressão nas crianças é a perda da vontade de fazer atividades que antes eram prazerosas. Os pais devem estar atentos e acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Em caso de suspeita, o primeiro contato deve ser com um pediatra.
“Qual a explicação disso? Ainda não temos. Em alguns casos a família não apresenta nenhum problema e a criança sim”, pontuou. Segundo o psiquiatra, os meninos apresentam comportamentos mais exteriores. O desempenho escolar também serve como um termômetro. Rizzo recomenda ainda que os pais cedam com mais facilidade e evitem colocar limite nos filhos.