Tem mudança na lista de pré-candidatos a prefeito de Araranguá. Rodrigo Mattos desistiu de concorrer pelo PSOL, assim como o vice, Professor Regy, que estava encaminhado.
Em reunião na noite desta segunda-feira, 24, Mattos referiu aos colegas que a sua condição profissional impede de continuar na disputa. Ocorre que há um decreto do Governo do Estado que limita a participação em disputas eleitoras de servidores públicos não efetivos, os ACTs. O ex-pré-candidato tem uma condição semelhante, na condição de professor concursado da rede estadual com carga horária reduzida. Ele não tem garantias de que receberá horas complementares em seu salário. A nova legislação não confere a garantia de estabilidade de 90 dias para os licenciados para campanhas políticas.
Levando em conta o caso de Rodrigo Mattos, o PSOL fez uma consulta ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), que não conseguiu esclarecer a situação. Na dúvida, Mattos optou por retirar-se e colocar seu nome ao dispor para coordenar as campanhas majoritária e proporcional.
Sem Rodrigo Mattos e Professor Regy, o PSOL lança Felipe Damásio como pré-candidato a prefeito e Professor Cauê fica na espera para uma possível composição como vice, em caso de chapa pura. O partido realizará sua convenção municipal para homologar as candidaturas no próximo dia 31.
(Colaboração: Everaldo Silveira / Post TV)