Ficou para quinta-feira (2) a reunião entre o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon e o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. Ontem o diretor administrativo do hospital, Julio César De Luca, e o presidente da Câmara de Içara, vereador Alex Michels (PSD) foram até a capital do estado, conversar com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia. A pauta é a mesma: o convênio assinado com o Hospital São Donato.
“A maternidade do Santa Catarina já está atendendo 19% acima de sua capacidade, então fechar essa maternidade é deixar complicada a situação das gestantes, que já estão numa situação delicada. As crianças podem ter traumas para o resto da vida”, analisou Murialdo, garantindo que o fechamento da maternidade seria um passo atrás.
Conforme o gerente regional de Saúde, Fernando de Faveri a continuidade nos serviços da maternidade no Hospital São Donato incluiu o fechamento de outras maternidade em hospitais da região, concentrando o serviço. De Faveri acredita que a situação poderá ser resolvida já nesta terça-feira (30).
“Para não ter um corpo de obstetrícia em cada hospital foi remanejado para o São Donato. Se encaminhar tudo para o Santa Catarina e houver um problema, para onde vamos encaminhar? Aconteceu isso no fim do ano passado, quando faltaram profissionais. Hoje o São Donato tem mais de 100 partos por mês. Está caminhando para um entendimento”, concluiu.