Uma reivindicação antiga do Vale do Araranguá foi atendida pelo governador Carlos Moisés na tarde desta quinta-feira, 14. Cumprindo agenda na região, ele assinou a liberação de R$ 15,8 milhões para a construção de uma ponte sobre o Rio Araranguá, na localidade de Hercílio Luz, facilitando o acesso ao Morro dos Conventos. o investimento faz parte do programa Novos Rumos, criado pelo Governo de Santa Catarina para canalizar recursos para as prioridades de cada região.
O ato da assinatura ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), em Araranguá. "Já trabalhei muito aqui na região quando atuava no Corpo de Bombeiros em Criciúma, e conheço bem o potencial que existe aqui. O projeto da rodovia Interpraias é um sonho que vamos trabalhar muito para ver realizado. Já estamos fazendo muitas economias, revisando contratos, para fazer o dinheiro chegar onde é preciso investir", afirmou Carlos Moisés.
A ponte facilitará o trânsito no litoral do Sul do Estado, uma vez que a travessia no local, atualmente, depende de balsa. O projeto e a execução são de responsabilidade da prefeitura do município. Conforme o prefeito, Mariano Mazzucco, a obra representa uma conquista histórica para a região, aguardada há décadas.
"Foram raras vezes na minha vida pública que eu presenciei um governo assim, que já entrou buscando a gestão eficiente desde o início e conseguiu economizar recursos para, em dez meses, já chegar aqui anunciando obras", expôs o prefeito.
Participaram do ato o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, os secretário de Estado Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Natalino Uggioni (Educação), os secretários executivos Diego Goulart (Articulação Nacional) e Naiara Augusto (Integridade e Governança), prefeitos da região, deputados, vereadores e representantes de comunidades de Araranguá.
Mais investimentos
Este foi o segundo investimento em infraestrutura anunciado pelo governador durante a agenda de trabalho no Sul. O primeiro foi a pavimentação da rodovia Jacob Westrup, entre Forquilhinha e Maracajá, na BR-101.
Durante o ato em Araranguá, também foi assinada a liberação de R$ 200 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sombrio. A transferência é consequência de uma emenda parlamentar do deputado José Milton Scheffer e servirá para a construção de uma quadra coberta.