Vice-campeã olímpica e atleta mais jovem a receber medalha na história dos Jogos Olímpicos, a skatista Rayssa Leal, 13 anos, esteve em Criciúma no começo do ano. A "Fadinha", como ficou conhecida por ter gravado um vídeo andando de skate fantasiada de fada aos sete anos, foi campeã da etapa do STU que marcou a inauguração da pista do Parque Altair Guidi.
Na ocasião, Rayssa tinha 12 anos. A etapa do STU National em Criciúma, realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro, serviu como classificatória para os jogos de Tóquio e Rayssa foi campeã com nota 20,06 na modalidade street.
Após a competição em Criciúma, Rayssa Leal concedeu uma entrevista ao jornal Toda Sexta, em colaboração para a matéria "Solo Sagrado do Skate". Na ocasião, a skatista foi só elogios à atmosfera criciumense e à pista do Parque Altair Guidi.
"Foi a primeira vez que eu e mais pais estivemos em Criciúma. Todos nos receberam muito bem, com muito carinho. Foi muito legal", relatou a skatista naquela época.
Em Tóquio, Rayssa foi muito elogiada por divertir-se na pista, algo, de certa forma, inerente ao skate. Em Criciúma, Rayssa usou a mesma palavra para falar sobre a participação no STU National.
"Eu já estava com saudades das minhas amigas. Nos eventos, a gemte se encontra, se diverte. Fiquei feliz por colocar minhas manobras e deu tudo certo", disse à reportagem em janeiro.
Rayssa Leal entrou para a história em Tóquio como a atleta mais jovem a receber medalha, aos 13 anos e 203 dias, e virou a sensação brasileira no esporte. Ela teve uma nota de 14,64 na modalidade street. A medalhista de ouro, a japonesa Momiji Nishiya, tem 13 anos e 330 dias.