Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Recurso milionário garantirá a Criciúma novo parque ecológico, ciclovia e revitalizações

Município contará com financiamento de US$ 25 milhões com o Fonplata II

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 02/06/2021 - 08:13 Atualizado em 02/06/2021 - 09:02

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Criciúma deverá assinar ainda nesta quarta-feira, 2, a minuta do contrato com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) II para um financiamento de US$ 25 milhões para investimento em obras. O recurso será destinado para a concretização de um novo parque ecológico na cidade, revitalização de ruas e avenidas com implantação de ciclovias e outros trabalhos no município.

O assunto foi encaminhado ainda nesta terça, com uma reunião entre representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain) e do Ministério da Economia e autoridades da Prefeitura. Após a assinatura da minuta de contrato, o tema precisará passar pela Procuradoria Geral da República (PGR), Secretaria do Tesouro Nacional e também aprovação do Senado.

“Previsão é algo difícil, mas pela experiência do Fonplata I, da etapa de hoje até o desembolso levou 12 meses. Daqui 12 meses da assinatura da minuta do contrato estima-se que sejam iniciadas as obras”, declarou o secretário Geral de Criciúma, Vagner Espindola, o Vaguinho.

De acordo com o secretário, por conta da grande população concentrada na área central de Criciúma, boa parte das obras que contarão com o investimento do Fonplata II serão destinadas para tal região. Será feita toda a conexão leste e oeste da cidade por meio do binário da Santos Dumont, três quilômetros que ligam a Rua Miguel Patrício até a Via Rápida, com escoamento em direção a rodovia que ligará a BR-101.

“Teremos a revitalização de 11 quilômetros de vias na área central da  cidade, com implementação de ciclovias e ciclofaixas. Há também toda a questão da central semafórica, que é uma necessidade de muito tempo da nossa Avenida Centenário, em função dela ser a via arterial da cidade. São também previstos a implantação e requalificação de 15 vias arteriais que vão dar conectividade aos bairros e acesso ao Centro. Tem também toda a parte de adaptação da mudança climática, obras que precisam ser feitas em função de dias de chuvas, como drenagens pluviais na bacia do Rio Criciúma”, pontou Vaguinho.

Novo parque ecológico no Morro Cechinel

Uma das grandes obras que deverão ser consolidadas com o Fonplata II é a implementação de um novo parque ecológico no Morro Cechinel. O espaço será trabalhado abaixo de onde está sendo construído o mirante de Criciúma.

“Tem um aspecto íngreme e nessa parte toda serão feitas trilhas e acervo de equipamentos que serão planejados para fazer esse tão sonhado parque. Há uma parceria com a Unesc também e imaginamos que seja uma das primeiras obras do Fonplata II”, pontuou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito